Investindo em Títulos da Dívida Pública 1: o que são Títulos da Dívida Pública

Este artigo faz parte da série Investindo em Títulos da Dívida Pública.

Leia também:

Os Títulos da Dívida Pública também são conhecidos como Títulos Públicos. A principal coisa que você precisa saber sobre eles é que eles podem ser uma das mais rentáveis e seguras formas de investimento em renda fixa a longo prazo, numa interessante alternativa à renda variável.

E também é bom saber que, atualmente, as pessoas físicas podem investir em Títulos Públicos facilmente através do Tesouro Direto – pela internet -, com o intermédio de um agente (um banco ou uma corretora).

Nesta série, vou explicar como funciona esse processo.

O que são Títulos da Dívida Pública ou Títulos Públicos?

No site do Tesouro Nacional temos uma explicação sobre o que são Títulos da Dívida Pública:

Os títulos públicos possuem a finalidade primordial de captar recursos para o financiamento da dívida pública, bem como para financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura.

Em outras palavras: ao comprar um título da dívida pública você empresta dinheiro ao governo.

Calma lá! Emprestar dinheiro ao governo? Isso é seguro?

Basicamente:

É o investimento mais seguro que existe se o governo declarar moratória, como a Argentina fez anos atrás. O resto do país já estará quebrado ou em processo de ir a bancarrota, já que é uma bola de neve. Os empresários não conseguindo vender, não geram arrecadação de impostos e sem caixa o governo não honra seus compromissos. É um processo que começa na cadeia produtiva do país e não na má vontade de pagar do governo. Por isso se um governo não honra o pagamento de seus títulos é sinal de que toda a cadeia produtiva do país está comprometida.

Se os Títulos da Dívida Pública não forem honrados pode ter certeza de que todo o resto já foi para o vinagre.

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Investindo em Títulos da Dívida Pública 1: o que são Títulos da Dívida Pública

18 comentários em “Investindo em Títulos da Dívida Pública 1: o que são Títulos da Dívida Pública”

  1. Rafael,

    fique de olho, pois no momento está pagando muito bem… alguns títulos estão a 17% ao ano… é bastante coisa.

    Abraços!

  2. Alessandro

    Os titulos que estao dando em torno de 17% ao ano o que as vezes naum chega a isso tudo sao mais arriscados e eu nao diria que sao recomendados, para uma melhor avaliacao se voce observar melhor e cerca de 1.41% a.m. o que seria bom se fosse tao real.

  3. BOA TARDE,

    GOSTARIA DE SABER QUAL O JUROS REAL MENSAL DOS TITULOS DA DIVIDA PUBLICA SE FALAM QUE SE BAZEAM PELA SELIC, ENTÃO SERIA 12,75% AM. OU JUROS ANO.

  4. bom dia,pergunto devo 200 mil para receita federal, os titulos são aceitos por eles,se for como faço pra comprar e os valores

  5. Gostaria de saber:

    O municpio pode emitir titulos da divida pública?

    Se a resposta for sim, “QUAL O TIPO DE PAPEL UTILIZADO PARA EMITI-LO?

    O municipio precisa de autorização do Banco Central ou Senado para emitir titulos da divida pública, ou pode emitir por conta própria?

  6. Prezado Sr.(a)

    Gostaria de saber se pode ser pago dívida do orgão publico estadual com titulo do orgão federal.

  7. sOU POSSUIDOR DE T´TULOS DA DIVIDA DO MUNCIPIO DE SÃOPAOLO,ANTIGOS DE INVETARIO, COMO PODERIA USÁLOS, EM PGATO DE DIVIDAS C/A PREFEITURA OU Q MANEIRA USÁLOS????OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    cORDIALMENTE

  8. Bom dia, sou iniciante em investimento, e procuro algo sem risco, com uma rentabilidade mensal em torno de 1,5 a 2% a.m., a longo prazo, será que consigo??? Alguém pode me ajudar?
    Obrigado

  9. Quando um governo (prefeitura, por exemplo) pretende desapripriar imóveis e pagar com títulos da dívida pública, o cidadão é obrigado a aceitar???

  10. Gostaria de saber sobre titulos de divida publica.O meu pai comprou uns titulos para pagar uma divida mais ja pagamos a divida e gostaria de saber como ficaria a devolução do valor deste titulo desde ja agradeço atenção obrigado.

  11. Sou nova, e queria passar a investir parte do meu salário. Mas não sei a forma mais segura e vantajosa, alguém poderia me orientar?

  12. Gostaria de saber quanto esta o rendimento dos últimos doze meses. Qual a carência de resgate.
    Se existe imposto de renda sobre os rendimentos auferidos.

  13. Tenho uma precatória do Estado de Goiás para vender. Como posso repassar esse título para interessados?

Deixe um comentário