Série Bolsa de Valores com Análise Fundamentalista 3: RPL e P/L

A série Análise Fundamentalista – Indicadores foi escrita com exclusividade para o blog Iniciante na Bolsa por Felipe Augusto Russo, autor do livro de análise fundamentalista Avaliando Empresas, Investindo em Ações. Na série de quatro artigos, Felipe explora o conceito e a interpretação de alguns importantes indicadores fundamentalistas utilizados na avaliação de ações.

Leia mais

RPL e P/L

No terceiro artigo da série, falaremos sobre os indicadores RPL (Rentabilidade sobre Patrimônio) e P/L (Preço/Lucro), essenciais para a decisão de entrada nas ações.

RPL – Rentabilidade sobre Patrimônio

O RPL representa a taxa de retorno do acionista. Ele mede a performance da empresa para gerar lucro a partir de seu próprio capital.

Sua fórmula de cálculo é: Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

Por representar a capacidade da empresa em gerar lucro a partir de seu patrimônio, quanto maior for esse indicador, melhor. Ao fazer a comparação com o ano anterior, um acréscimo indica um aumento de performance da empresa, significando que um maior lucro foi obtido com o mesmo capital.

A tabela abaixo mostra o RPL para algumas empresas negociadas na BOVESPA:

rpl

P/L – Preço / Lucro

O P/L indica ao acionista o tempo de retorno de seu investimento, ou seja, quantos anos levará para receber em lucros o que pagou pela ação.

Sua fórmula de cálculo é: Cotação da Ação / Lucro por Ação

O Lucro por Ação (LPA) deve ser obtido dividindo o Lucro Líquido pela Quantidade de Ações. Essas duas informações são encontradas facilmente nos balanços divulgados, nos sites e nos relatórios fundamentalistas fornecidos pelas corretoras.

A tabela abaixo mostra o P/L para as mesmas empresas avaliadas na tabela 1:

pel

No exemplo acima, o investidor que comprar a ação do Banco do Brasil levará 4,91 anos para receber em lucros o que pagou pela ação.

O P/L é um bom indicador de “preço” da ação. Menor P/L significa menor preço. Nos momentos de crise, esses indicadores caem substancialmente e monitorá-los permite ao investidor comparar os preços de empresas do mesmo segmento.

É importante lembrar que esse indicador utiliza informações de lucro do último exercício para ser calculado. Assim, é fundamental compará-lo com os anos anteriores a fim de verificar se o lucro do último exercício foi anormal, bem como verificar qual a expectativa de lucro para o próximo exercício, pois isso definirá a manutenção ou alteração do P/L da ação.

Aprenda mais sobre a bolsa de valores

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 4

Série Bolsa de Valores com Análise Fundamentalista 3: RPL e P/L

7 comentários em “Série Bolsa de Valores com Análise Fundamentalista 3: RPL e P/L”

  1. Eu que só comprava ações olhando os gráficos foi muito bom saber esses indicadores.
    Continue assim.

  2. Excelente! Entretanto, quais os limites minimos recomendados? Vamos tomar um exemplo na area de energia eletrica, como decidir entre ELET,ELPL,LIGHT ou GETI?

Deixe um comentário