Quais métodos existem para avaliar se uma ação vai cair ou subir

Se você entra em uma piscina sem saber nadar isso é que pode ser chamado de jogo arriscado. Se você entra na bolsa sem saber como ela funciona o risco é o mesmo. Estudo e conhecimento não elimina o risco, mas o diminui bastante.

O que quero dizer com isso é que, para comprar ou vender as ações que possui, o investidor precisa saber avaliar se o preço delas vai subir ou cair.

Existem dois principais métodos para prever a direção do preço de uma ação.

Análise fundamentalista: a análise fundamentalista se concentra nas causas, naquilo que faz o preço de um papel se movimentar. Trabalha com dados financeiros da empresa no contexto econômico nacional e internacional.

Análise técnica: a análise técnica se concentra nos efeitos. As causas são desnecessárias. Trabalha com dados que a própria movimentação dos preços fornece e com a estatística a eles relacionados. Se dedica em grande parte aos gráficos formados pela compra e pela venda, pelo sobe e desce comparados a outros estudos.

É principalmente a esse tipo de análise a que vou dedicar meus estudos.

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Quais métodos existem para avaliar se uma ação vai cair ou subir

7 comentários em “Quais métodos existem para avaliar se uma ação vai cair ou subir”

  1. Achei muito enriquecedor as informações contidas nesse site espero sempre está tirando minhas dúvidas e trocando as idéias, trabalho para uma construtora grande aqui no nordeste e ela está inserindo na bolsa de valores onde seus dados devidamente fornecidos para bolsa naturalmente, mas gostaria de saber como eu poderia comprar as ações da mesma? teria previamente saber dos dados fornecidos a bovespa pra realmente saber se é viável, como posso ter ascesso as informações?

  2. Sérgio,

    quando uma empresa faz uma oferta inicial de ações ela oferece um prospecto público. É só acessar esse documento e dar uma olhada nas informações. Mas sugiro que você consulte o seu corretor sobre o assunto. Se não tiver um ainda, vai precisar caso realmente queira comprar ações dessa empresa.

    Abraços.

  3. Olá, já li o livro do Marcelo Piazza “Bem-vindo a Bolsa de Valores” e estou lendo “Investindo em Ações – Os Primeiros Passos” aquele com o Sr. Alceu. Todos os dois muito bons. Agora gostaria de saber mais sobre os assuntos tocados de forma mais básica nos livros, que são os dois tipos de análises, a fundamentalista e a técnica. Você teria dicas de livros mais aprofundados sobre esses assuntos?

    Muito Obrigado! Abraços!

  4. Ralph,

    ainda não, mas vou preparar um material sobre isso. Aguarde que, em breve, eu publico.

    Abraços!

  5. Oi Alessandro, gostaria de saber se é aconselhável contratar uma corretora pela internet visto que ela está incluída na lista da Bovespa?

  6. Adhi,

    se ela está listada na Bovespa, em principio é seguro. Informe-se com outros clientes sobre o atendimento, sobre o home broker e outros serviços.

    Abraços do Alessandro.

  7. Olá, gostaria de saber. Aonde é melhor investir uma verba de 1 mil reais.
    Se eu investir na Petrobrás, ou na vale. Hoje ainda é bom? Já não está muito alta?
    Um amigo me disse que por exemplo…chega uma altura que a ação da empresa não sobe mais…
    se eu comprei por 40 reais…e ela chegou a 55 beleza…se eu comprei por 55…já não vale mais a pena.. pq ela provavelmente não subirá mais. Algo assim. Está correto?
    Gostaria que me enviasse a resposta por email, se fosse possível.

    Obrigado.
    Cristian Lemes

Deixe um comentário