Previdência Privada 4: o que devo esperar de um Plano de Previdência Privada?

Esta série de 4 posts é patrocinada pelos Planos de Previdência Privada do Banco Real.

Leia também

O que devo esperar de um Plano de Previdência Privada?

Além de, no final do plano, receber os benefícios pelos quais investiu (é óbvio) e, durante o percurso até lá ter a segurança para isso – aspecto sobre o qual falamos no post anterior -, você deve contar com alguns aspectos a mais:

  • Flexibilidade: imagine que, durante a sua vida, surja a possibilidade de aumentar o valor de suas contribuições. Ou que, então, você precise reduzi-las temporariamente. Talvez você precise até mesmo suspendê-las durante um tempo. E se você precisar de algum resgate antecipado (ainda que com algum ônus por conta disso)? Se você puder flexibilizar inclusive a idade de sua aposentadoria, melhor ainda. Antes de contratar o plano, verifique a existência de todas essas possibilidades.
  • Transparência: você terá extratos que revelam como os recursos que você está investindo estão sendo aplicados? A performance da carteira estará claramente compartilhada com você e os outros participantes?
  • Parceria: há participação nos excedentes financeiros, no caso dos planos tradicionais? No caso de palnos VGBL e PGBL, esses ganhos costumam ser repassados integralmente ao participante.
  • Apoio e orientação: já de início você poderá verificar se a instituição tem profissionais capazes de tirar todas as suas dúvidas, com paciência e domínio técnico do assunto, sem economês e com clareza. Diversas das decisões que você toma no início do plano não tem volta. Em algumas delas, portanto, não há espaço para incertezas.

Creio que o tema Previdência Privada é imenso para ser esgotado em apenas quatro posts – na verdade, o assunto mereceria um blog só para si -, mas espero ter abrangido algumas das principais dúvidas e anseios daqueles que pretendem adotar esse recurso para proteger o seu bem estar no futuro.

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Previdência Privada 4: o que devo esperar de um Plano de Previdência Privada?

Deixe um comentário