O que são o mercado à vista e o mercado fracionário na Bolsa de Valores

No mercado à vista você só negocia ações em lotes-padrão, determinados pela Bovespa, que variam de ativo para ativo. Algumas ações são vendidas em pacotes de 100. Outras em pacotes de 1.000. Ou 10.000.

O mercado fracionário trabalha com uma parte desse pacote e, geralmente, é onde o pequeno investidor começa. Afinal, não é todo o mundo que tem, no momento, cerca de R$ 5 mil para comprar um lote-padrão de 100 ações da Vale do Rio Doce, cada uma custando aproximadamente R$ 50 pela cotação de hoje.

Se você quiser – neste exemplo – comprar de uma a 99 ações da Vale, vai precisar operar no fracionário.

Mas o mercado fracionário também serve para o grande investidor. Às vezes é vantagem comprar em um deles e vender no outro, pois o fracionário e o à vista apresentam cotações ligeiramente diferentes, emboram sigam a mesma tendência.

Na prática, para quem está começando, não faz muita diferença.

Se você vir o código da ação – sempre formado por quatro letras e um número – seguido de um F (por exemplo, VALE5F), não se assuste: saiba que essa notação apenas quer dizer que se está operando no mercado fracionário.

Mas lembre-se: não existem ações fracionárias ou à vista. O que muda é o mercado em que se opera. A ação é sempre a mesma.

  • Ainda não entendeu? Leia mais sobre mercado à vista e mercado fracionário.
  • Quer saber mais? Entenda o que é uma ação.
Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que são o mercado à vista e o mercado fracionário na Bolsa de Valores

6 comentários em “O que são o mercado à vista e o mercado fracionário na Bolsa de Valores”

  1. Oi, gostaria de saber onde consigo achar índices das ações fracionárias? tem algum site q disponibiliza? pois até agora só consegui acompanhar minhas ações pelas ações a vista, o qual não batem os preços

  2. Jonatan,

    eu opero no fracionário ainda e não vejo muita diferença nas cotações. Pode operar usando as cotações normais…

    Abraços!

  3. Bom, pelo que entendi se eu comprar acima ou igual a 100 é integral? mesmo se for 139 ações?

  4. Atuo no mercado fracionário, mas o acompanhamento da minha posição considera a cotação do mercado a vista. Alguém sabe me explicar o porque?

  5. Boa noite.

    Estou com uma duvida, estou iniciando a operar no mercado fracionário e sei que as cotações seguem suas variações e fecham com valores distintos.
    A dúvida é, uma ação comprada no mercado fracionário segue a cotação do mercado a vista?

    Hoje tive uma acão que no mercado fracionario teve alta de 4,5% e no mercado a vista teve queda de 0,62%. Fato é que fechei com perda de 0,62% no patrimonio desta ação.

    Esta correto, alguém pode esclarecer pois sou novo.

Deixe um comentário