O que é a Análise Técnica do mercado de ações

Grosso modo, a análise técnica do mercado de ações é o entendimento e a previsão dos movimentos da bolsa de valores pela interpretação e observação dos gráficos, além de outros estudos.

Quando uma notícia que causa um movimento no preço de uma ação chega aos jornais, na verdade, seu efeito já foi parar no gráfico gerado pelo movimento dos preços há algum tempo. Um tempo maior ou menor, mas sempre inferior àquele tempo que levou até que a notícia chegasse até você.

E através do estudo desse efeito gráfico é que o praticante da Análise Técnica é capaz de saber o momento de comprar ou de vender uma ação.

A Análise Técnica parte de três princípios:

  • A ação do mercado reflete todos os fatores envolvidos neste;
  • os preços se movimentam em tendências;
  • o futuro repete o passado.

Para o analista técnico, o mercado é o único local onde de fato se somam os fatores de demanda e oferta, unidos à psicologia da multidão de investidores. E por isso basta estudá-lo para obter os resultados desejados.

Por outro lado, fora do mercado seria impossível cobrir todas as possíveis influências da formação de preço de uma ação, tais como clima, greves, desastres, bom ou mau gerenciamento, corrupção, lucros e prejuízos de uma empresa, novas leis, decisões políticas, guerras e tantos outros.

Todas essas infinitas causas geram um efeito e esse efeito vai parar no gráfico. É por isso que o analista técnico se dedica aos gráficos.

Aprenda mais sobre a bolsa de valores

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

O que é a Análise Técnica do mercado de ações

Deixe um comentário