Entenda o Mercado de Opções 5: lançando opções

Este artigo faz parte da série Entenda o Mercado Opções. A série é de autoria do convidado Elvis Pfützenreuter. Ele é editor do blog #d00dzFinance e autor do livro Investindo no Mercado de Opções. Ele também oferece uma calculadora de opções Black e Scholes online, que calcula toda uma série de opções de uma vez só.

Leia também:

Nos exemplos acima, procuramos mostrar o que leva um investidor a adquirir opções. Agora, quem seria doido de lançar (vender) opções, considerando que assume obrigações potencialmente monstruosas ao fazê-lo?

Bem, quem lança opções tem a visão contrária de mercado. Quem lança VALEJ40, tem razoável confiança que VALE5 não subirá acima de R$ 40. Se este cenário confirmar-se, VALEJ40 vira pó, o lançado é liberado da sua obrigação, e sai com o prêmio no bolso.

De forma análoga, quem lança VALEV40, acha que VALE5 subirá acima de R$ 40, e pretende arrecadar o prêmio sem ser exercido.

Devido ao compromisso potencialmente vultoso que um lançador de opções assume, a Bolsa exige o depósito da margem em dinheiro. O objetivo da margem é fornecer fundos à câmara de liquidação, de modo que ela possa garantir as opções contra a quebra de algum investidor. Conforme a chance de uma opção ser exercida aumente ou diminua, margem adicional é exigida, ou parte da margem é devolvida, respectivamente.

Indiretamente, a exigência da margem atua como válvula de segurança, evitando que algum investidor emita quantidades muito grandes de opções sem ter a mínima condição de honrá-las.

Alternativamente, o lançador de opções de compra pode garantir as opções com o ativo subjacente — nos nossos exemplos, com ações VALE5. É uma garantia muito mais segura e cômoda, pois o lançador não precisa preocupar-se mais com a evolução do preço de VALE5.

Elvis Pfützenreuter é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville. É pesquisador e professor na área de informática. Trabalha no desenvolvimento de sistemas financeiros desde 1993 e investe no mercado financeiro desde 1997.

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Entenda o Mercado de Opções 5: lançando opções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *