Onde baixar os indicadores Sato’s?

Onde baixar os indicadores Sato’s?

Os indicadores Sato’s são para o trader que quer ser vencedor e tomar a responsabilidade financeira para si: saiba como

Os indicadores Sato’s são as ferramentas que possibilitam a aplicação dos conceitos da Nova Análise Técnica, sistematizados pela metodologia Raio X Preditivo.

O objetivo dos indicadores Sato’s é acompanhar o comportamento do volume de ativos negociados na bolsa de valores de maneira a prever o que acontecerá com o preço a seguir com maior probabilidade, assumindo um papel preditivo a fim de oferecer oportunidades de operações com menos risco e mais possibilidade de lucro.

Assim, neste artigo, vamos apresentar pra você um pouco mais sobre os indicadores Sato’s.

  1. O que é o Raio X Preditivo
  2. Conheça os Indicadores Sato’s
  3. Como ter acesso aos indicadores Sato’s?
  4. Conclusão


1. O QUE É O RAIO X PREDITIVO

Antes de começarmos a aprender o que são os indicadores Sato’s precisamos entender o que é o Raio X Preditivo, metodologia para a qual eles estão a serviço.

O Raio X Preditivo é a metodologia operacional que sistematiza a Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas que possibilitam o uso prático desses conceitos durante a análise dos gráficos.

Por sua vez, a Nova supera e ultrapassa a observação dos meros efeitos dos gráficos (movimentação do preço) para as causas desses efeitos (volume).

Ao observarmos as causas, temos mais chance de nos adiantarmos aos efeitos, localizando o que chamamos de pontos de “trade location”, isto é, regiões do gráfico em que é mais provável que os participantes mais fortes do mercado tomem atitudes que visam desestabilizar os mais fracos, aproveitando-se de desequilíbrios e de sua própria capacidade financeira, tecnológica, informacional e de recursos humanos bem remunerados e competitivos.

Quer dizer: o Raio X Preditivo nos mostra como esses “participantes fortes”, os investidores institucionais, estão se posicionando para nos posicionarmos ao lado deles, tirando vantagem disso.

Nova Análise Técnica x Velha Análise Técnica Tradicional

A diferença mais básica entre Nova Análise Técnica e a Velha Análise Técnica é a seguinte:

  • Velha: observação do preço. Todas as decisões são tomadas a partir do comportamento do preço, seja a partir de padrões e marcações do próprio preço (suportes, resistências, linhas de tendência, ombro cabeça ombro, flâmulas, triângulos, mastro-bandeira) ou indicadores derivados do preço. Porém, sabemos que o preço é mero efeito de uma causa anterior conhecida como volume.
  • Nova: nenhuma decisão é tomada sem que antes se tenha analisado criteriosamente o comportamento do volume. Pode-se usar até mesmo resistências ou suportes, mas qualquer rompimento será contrastado com o volume que envolveu esse rompimento. Até mesmo as resistências e suportes poderão ter outro posicionamento do que o usado pelo price action, visto que muitos topos e fundos são formados sem o número de ativos negociados necessários para que possam ser considerados pontos realmente importantes do gráfico. Os níveis de preço importante serão determinados pelo nível de “apostas” feitas a cada patamar de preço.

Assim, a ideia por trás do confronto entre Velha e Nova está no fato de que a nova focaliza seus esforços nas causas. Enquanto a Velha foca nos sintomas, a Nova, através dos indicadores Sato’s cuida do que está por trás desses sintomas: o volume.

Como todos sabemos essa é uma lei das mais básicas nos mercados:

  • Muitas compras (volume na demanda) alimenta a alta do preço.
  • Muitas vendas (volume na oferta) alimenta a queda do preço.

Por algum motivo, nos últimos anos a Velha metodologia esqueceu dessa regra tão simples e 90% de todos os traders concentram seus esforços nos efeitos e não entendem por que estão perdendo dinheiro.


Indicadores Sato's Raio X Preditivo

2. CONHEÇA OS INDICADORES SATO’S

Os indicadores Sato’s são diversos, são continuamente desenvolvidos, no seu uso e na sua implementação, e são fruto de 20 anos de experiência do trader Luiz Sato, que descartou todos aqueles métodos que não funcionam e filtrou apenas aqueles métodos e ferramentas que realmente funcionam.

Sato’s Bar

O Sato’s Bar nos dá a quantidade de negócios imediata a cada candle através de um sistema de cores. Mais importante que saber o tamanho do candle, seu preço de abertura, fechamento, máxima e mínima, é entender que o que o faz contar essa história é o número de negócios envolvidos no período que ele representa:

  • Sato’s Bar Azul: pouquíssimos ativos negociados, ausência de traders institucionais.
  • Sato’s Bar Branco: poucos ativos negociados, ainda desinteresse institucional em negociar.
  • Sato’s Bar Amarelo: médio volume de ativos negociados, interesse crescente institucional.
  • Sato’s Bar Alaranjado: presença marcante de investidores institucionais, com negócios acentuados.
  • Sato’s Bar Vermelho: grande presença de negócios institucionais com atividade ultra elevada, denotando alto volume e alto interesse de institucionais naquela faixa de preço.

Sato’s Defense

O Sato’s Defense traça, a partir de um ponto escolhido pelo trader o preço médio dos ativos vendidos ou comprados.

Para isso, ele faz uma média ponderada a partir do número de ativos negociados a determinado preço.

Assim, temos uma linha dinâmica traçada a partir do ponto escolhido.

Geralmente, trabalhamos a partir de um topo para saber a situação dos vendidos: se o preço de mercado está abaixo da linha do Sato’s Defense, estes estão no lucro. Se o preço de mercado está acima, eles estão perdendo e, provavelmente, os stops dos que venderão a partir daquele topo será acionado, acelerando as compras, aumentando a demanda e acelerando uma possível alta.

Da mesma forma, usamos o Sato’s Defense a partir de um fundo para sabermos a situação dos comprados a partir daquele ponto: se o preço de mercado está acima do Sato’s Defense, eles estão no lucro. Se está abaixo, eles estão perdendo e, possivelmente, seus stops serão acionados, através de vendas, que aumentarão a oferta e irão acelerar a queda do preço por causa disso.

A cada vez que a cotação, os candles, se aproxima dessas linhas sabemos que algo importante acontecerá: ou o nível será defendido ou a volatilidade vai acelerar no sentido contrário.

O Sato’s Defense combinado com outros indicadores Sato’s nos dá uma leitura importante do que está acontecendo com determinado ativo.

Sato’s Force

Pode-se dizer que o Sato’s Force, dentre todos os indicadores Sato’s, é o que nos dá a leitura mais direta do volume, sobretudo a cada pernada de alta ou de baixa.

O Sato’s Force nos mostra a cada swing (os swings são os ziguezagues do gráfico) quanto de volume em ativos negociados está envolvido. Swings com número de negócios elevados mostram grande interesse do mercado naquela direção. Swings com volume diminuindo mostram que uma tendência está perdendo a força.

Além de ser plotado diretamente sobre o gráfico, o Sato’s Force nos dá o número de ativos negociados e no swing seguinte para a mesma direção a porcentagem de acréscimo ou decréscimo nesse volume, dando uma leitura imediata de se a tendência está ganhando ou perdendo força.

Sato’s Force Histograma

Os indicadores Sato’s Force Histograma e Sato’s Force têm a mesma ideia. Porém, o Sato’s Force Histograma nos mostra o volume plotado em forma de um histograma cumulativo plotado sob o gráfico de preço.

Através dele temos uma visão bastante imediata dos momentos do gráfico em que houve mais volume e, portanto, maior interesse dos investidores institucionais. Esses pontos são pontos de controle desses investidores e, portanto, muitas vezes, são resistências e suportes mais importantes que topos ou fundos que estejam, respectivamente, mais altos ou mais baixos, no gráfico. É no fim desses swings de volume mais elevados que estarão as atenções de todos os investidores institucionais, aqueles que realmente estão colocando muitas fichas sobre a mesa do mercado.

Sato’s Result

O Sato’s Result mede, como está óbvio no nome de um dos mais engenhosos indicadores Sato’s, o resultado dos esforços feitos através do volume.

Comparando os histogramas do Sato’s Force com os histogramas do Sato’s Result podemos concluir se um grande esforço está trazendo um resultado proporcional. Se isto não acontece, podemos concluir que alguém está absorvendo esses esforços e, em breve, pode começar a empurrar ativamente a tendência no sentido contrário.

Existem outras formas de se usar o Sato’s Result e essa é apenas uma delas.

A propósito, nenhum dos indicadores Sato’s funciona isoladamente e sua total potência é alcançada quando utilizados de forma combinada numa leitura inteligente.


Indicadores Sato's Raio X Preditovo Acesso

3. COMO TER ACESSO AOS INDICADORES SATO’S?

Os indicadores Sato’s são distribuídos gratuitamente aos alunos do treinamento Raio X Preditivo.

De fato, o seu potencial total só é alcançado pelo trader através do acompanhamento das aulas com o criador dessas ferramentas, vendo a aplicação prática dos indicadores Sato’s no dia a dia de um trader experiente.

As ferramentas sem o entendimento dos conceitos para os quais elas estão a serviço é como ter uma Ferrari sem saber dirigir. Não serve para nada.

4. CONCLUSÃO

Os indicadores Sato’s são ferramentas voltadas para a leitura efetiva e ativa do mercado através do volume.

Nenhum deles dá sinais de compra e venda.

Porém, usados de forma conjunta, aplicados aos conceitos da Nova Análise Técnica ensinada pelo Raio X Preditivo, permitem a interpretação do contexto de um ativo, de maneira que o Trader consegue tomar as decisões por si próprio sem esperar por indicadores milagrosos que lhes dê “sinais” de compra e venda.

Se você espera por algo assim, os indicadores Sato’s não são para você.

Eles se destinam a traders que querem tomar para si a responsabilidade de seu futuro financeiro.

Acima de tudo, se você pretende investir na bolsa de valores, nossa recomendação é que você faça um curso sobre a bolsa.

 

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Onde baixar os indicadores Sato’s?

Deixe um comentário