Indicadores Raio X Preditivo

Indicadores Raio X Preditivo

Pare de ser gado na Bolsa de Valores e aprenda a usar os indicadores Raio X Preditivo

Os indicadores Raio X Preditivo foram projetados pelo trader Luiz Sato depois de 20 anos de experiência na bolsa de valores, após experimentar uma infinidade de metodologias e indicadores, descartar tudo aquilo que não funcionava e ficar somente com aquilo que realmente era efetivo e se mostrou eficiente na prática.

Assim, os indicadores Raio X Preditivo são voltados para aqueles elementos que de fato dão as informações necessárias para uma tomada de decisão e entrada em operações que tem maior probabilidade de acerto, bem como menor exposição ao risco.

Neste artigo, vamos apresentar para você essas ferramentas, alguns dos conceitos que estão por trás delas e a Nova Análise Técnica, que é a base teórica de todo o Raio X Preditivo.

  1. O que é o Raio X Preditivo
  2. Conheça os Indicadores do Raio X Preditivo
  3. Como ter acesso aos indicadores do Raio X Preditivo?
  4. Conclusão

1. O QUE É O RAIO X PREDITIVO

O Raio X Preditivo é o treinamento que é a sistematização da Nova Análise Técnica através de conceitos e ferramentas. As ferramentas são os indicadores Raio X Preditivo que, através de sua aplicação sobre os gráficos, nos dão a possibilidade de aplicação dos conceitos teóricos na prática.

A Nova Análise Técnica é a análise dos gráficos dos ativos tendo como informações fundamentais o volume e o fluxo de ordens.

Nova Análise Técnica x Velha Análise Técnica Tradicional

A Velha Análise Técnica Tradicional analisa os ativos a partir do preço ou de indicadores baseados em preço.

Há uma fundamentação estatística para isso, mas ela é insuficiente pois através da velha análise técnica estamos esperando que o preço (efeito) nos dê o comportamento futuro do próprio preço.

Ora, estamos mais do que cansados de ouvir a afirmação de que, “em investimentos, acontecimentos ou rendimentos passados não implicam em acontecimentos e rendimentos futuros”. De fato, se tem uma coisa garantida em investimentos – e quanto mais voltado ao risco é o investimento mais real isso é – é que o que aconteceu antes não significa que algo se repetirá no futuro.

Ao observarmos o rompimento de um suporte, a Análise Técnica Tradicional acredita que a queda deve ter continuidade, o que nem sempre se mostra verdadeiro na prática.
Isso acontece porque essa velha metodologia está olhando para o preço e o preço é mero efeito de uma causa anterior.

Essa causa anterior é o volume, que, juntamente com o fluxo de ordens, é objeto de estudo da Nova Análise Técnica, sistematizada pelos conceitos e pelas ferramentas.

2. CONHEÇA OS INDICADORES DO RAIO X PREDITIVO

Os indicadores Raio X Preditivo são todos, a seu modo e com diferentes finalidades, voltados para estudar volume e o fluxo de ordens, que são a causa do movimento dos preços (efeito).

Vamos aprender sobre cada um deles:

Sato’s Bar

Quando olhamos para uma barra, também conhecido como candle ou vela, temos diversas informações:

  • Preço de abertura
  • Preço de fechamento
  • Preço máximo
  • Preço mínimo

Todas essas informações são relativas ao período do gráfico. Se é o gráfico dos minutos, trata-se dessas quatro informações durante um minuto (o preço do 0 segundo daquele minuto, o preço do segundo 59 daquele minuto e os preços mínimos e máximos daqueles 60 segundos).

Porém, nas barras, nos candles comuns falta uma informação importante. O volume de negócios envolvidos nessa movimentação toda.

O Sato’s Bar dá a atuação mais pontual de um grande volume.

Através de um sistema de cores facilmente identificável conseguimos saber os candles onde houve importante atuação institucional.

Iniciante na Bolsa - Indicadores Raio X Preditivo

  • Azul: baixíssima atuação institucional
  • Branco: baixa atuação institucional
  • Amarelo: atuação institucional média
  • Alaranjado: alta atuação institucional
  • Vermelho: atuação institucional ultra elevada

Os institucionais são aqueles participantes do mercado com capacidade financeira e tecnológica para causar importantes volumes de negócios (estima-se que 90% dos negócios das bolsas de valores mundiais estão por conta deles).

Quando eles entram atuando no mercado é porque estão interessados em alguma faixa de preço. O motivo, para nós, não interessa, mas através da pista deixada pelo volume sabemos que isso está acontecendo e podemos nos posicionar acompanhando suas estratégias.

Sato’s Defense

Iniciante na Bolsa - Indicadores Raio X Preditivo

O Sato’s Defense é capaz de plotar no gráfico uma linha que é um verdadeiro suporte ou resistência dinâmico, que acompanha o preço médio dos grandes investidores institucionais.

Traçados a partir do topo (dando o preço médio de todas as vendas a partir desse topo) ou a partir de um fundo (dando o preço médio de todas as compras feitas a partir desse fundo), os Sato’s Defense nos apresentam se o preço está acima ou abaixo desse preço médio e, assim, podemos avaliar a capacidade de os grandes players (investidores institucionais) defenderem esses preços médios.

Sato’s Force

Iniciante na Bolsa - Indicadores Raio X Preditivo

O Sato’s Force nos dá o volume de ativos negociados a partir de uma pernada de alta. Através do comportamento do volume nas pernadas seguintes podemos chegar a conclusões do que virá a acontecer com o preço e com a tendência. Um volume que começa a cair a cada pernada de alta pode significar que o preço virá a reverter, por exemplo. Um rompimento de topo anterior com um volume baixo pode indicar uma armadilha de alta. Ou, até mesmo, um volume alta pode significar uma distribuição seguida de euforia máxima, sinal de que os grandes players estão distribuindo ativos a fim de socar o mercado para baixo.

Sato’s Force Histograma

Iniciante na Bolsa - Indicadores Raio X Preditivo

O Sato’s Force e o Sato’s Force Histograma são parecidos, sendo que o segundo plota o volume em forma de um histograma cumulativo. Dessa forma, fica bem fácil visualizar os pontos do gráfico em que houve um pico de volume e é necessário ficar atento aos níveis de preço em que isso aconteceu. Esses níveis de preço, normalmente, são pontos de controle mais importantes que topos ou fundos posteriores em que o volume talvez não tenha sido tão alto.

Sato’s Result

Iniciante na Bolsa - Indicadores Raio X Preditivo

Combinar os indicadores Raio X Preditivo Sato’s Force e Sato’s Result é muito inteligente pois este último nos dá o “resultado” obtido a partir de certo esforço.

Grandes esforços em volume com um baixo resultado pode significar que alguém está absorvendo as agressões de compra ou venda, impedindo que o preço se desloque. Se essa absorção for bem sucedida, a reversão de uma tendência ganha mais e mais probabilidade de acontecer. Outra forma de usar o Sato’s Result, que é plotado sob o gráfico de preço, é observar o ritmo do mercado. Um mercado com ritmo acentuado durante muito tempo tende a reduzir seu fluxo depois de um certo período. Um ritmo baixo, por outro lado, indica que o ativo está em compasso de espera.

3. COMO TER ACESSO AOS INDICADORES DO RAIO X PREDITIVO?

Apresentados dessa maneira, pode parecer que os indicadores Raio X Preditivo nos dão todas as respostas imediatamente.

Não é assim. Mais do que qualquer outro tipo de indicador, os indicadores Raio X Preditivo dependem de leitura.

Assim como conhecer as notas musicais não garante que saberemos ler uma partitura, tanto maior seja sua complexidade, conhecer os rudimentos do volume e do fluxo de ordens, bem como o uso mais rudimentar dos indicadores não garante uma leitura e uma interpretação adequada dos ativos do mercado.

Por isso, os indicadores Raio X Preditivo são parte integrante do treinamento ministrado por Luiz Sato e Osney Cola. Essas ferramentas não funcionam sem os conceitos e seu completo entendimento e, do mesmo modo, os conceitos só são aplicáveis através do uso correto das ferramentas. São complementares, portanto.

4. CONCLUSÃO

Uma das conclusões mais importantes a que podemos chegar a respeito dos indicadores Raio X Preditivo é que eles não são para traders que estão em busca do santo graal, da pedra filosofal ou do toque de midas.

O trader imaturo busca indicadores que lhe digam “automaticamente” o momento correto de clicar no mouse sem que ele mesmo não precise raciocinar.

Os indicadores Raio X Preditivo, por outro lado, não prescindem da leitura dos gráficos, da interpretação do contexto do mercado e do raciocínio ativo diante do preço confrontado com o volume e o fluxo de ordens.

Uma boa metáfora é o da criança que está aprendendo a atravessar a rua. Até uma certa idade, precisamos segurar na mão de um adulto para desempenhar essa tarefa com segurança. Depois de um tempo aprendemos que devemos olhar para os dois lados e fazer isso sozinhos.

A cada dia a rua está em uma configuração diferente, diferentes números de carros vêm em nossa direção, em diferentes velocidades. Não dá para esperar que exista uma regra fechada que nos permita atravessar. Por exemplo: quando passar um carro vermelho, posso atravessar imediatamente em seguida. Isso nos faria morrer atropelados.

A avaliação de atravessar a rua ou não depende de uma leitura daquilo que está acontecendo naquele momento: diversas avaliações objetivas e subjetivas de velocidade, proximidade, condições da via, clima e coisas que nem chegamos a pensar.

Do mesmo modo, os indicadores Raio X Preditivo nos dão elementos e informações para entrarmos ou não em operações (atravessar a rua) de maneira que teremos menos chances de sermos atropelados pelo mercado: maior probabilidade de ganho e menor risco.

Claro, sempre vai ter trades que preferem ser tomados pela mão na hora de clicar no mouse e entrar em uma operação.

Se você deseja investir na renda variável, nossa recomendação é que você faça um curso sobre a bolsa de valores.

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Indicadores Raio X Preditivo

Deixe um comentário