Gráfico da bolsa de Nova York em 1929

Gráfico histórico. Todo mundo fala no crash ou no crack de 1929 na Bolsa de Valores de Nova York. Mas eu nunca tinha visto um gráfico até então. Você também deve ter curiosidade acerca disso. Até que finalmente o meu amigo Diego Jock, do blog sobre publicidade A Casa do Galo, me mandou uma imagem desse gráfico de presente.

Aí está, só para você ter uma pálida idéia de como foi a coisa. Considere também que até final de 1932 a coisa continuou a piorar, ainda que menos agudamente e mais cronicamente:

O gráfico foi encontrado originalmente no blog Torre de Marfim.

Vale a pena também, dar uma olhada neste gráfico da Bolsa de Valores de São Paulo de 1963 a outubro de 2008. Note que o gráfico é logarítmico – o que compensa as proporções das porcentagens ao longo de valores cada vez maiores – e dolarizado – o que compensa o período em que a inflação brasileira era algo descomunal.

Note a rampa que há a partir de 2002 e note as subidas e descidas de décadas anteriores. Considerando que tudo é possível, você se acha privilegiado a ponto de viver em uma época em que grandes (grandes mesmo) correções não podem mais acontecer?

Como diria Clint Westwood no papel de Dirty Harry: Do I feel lucky? Well, do ya, punk?

Avaliação média: 4
Total de Votos: 1

Gráfico da bolsa de Nova York em 1929

4 comentários em “Gráfico da bolsa de Nova York em 1929”

  1. Em 1980, o pres francês ao abrir uma reunião da opep disse:
    ‘O MUNDO ESTÁ TRISTE. E ESTÁ TRISTE POR NÃO SABER AONDE VAI. E TAMBÉM PORQUE ADIVINHA QUE SE O SOUBESSE APENAS CONSTATARIA QUE MARCHA PARA A CATÁSTROFE.’
    ———–JJSS ed ‘O Desafio Mundial’ ed n fronteira..

Deixe um comentário