O que são dividendos

Dividendos. Você deve lembrar deles do tempo em que jogava Banco Imobiliário. Depois de jogar os dados, você caía na casa da “sorte ou revés”. Com ansiedade, ía até o montinho de cartas e – surpresa! – desta vez você não foi pra cadeia. A empresa de que você é acionista foi bem durante o ano e distribuiu dividendos: você ganhou tantos dinheiros.

Os dividendos são nada mais nada menos que a parcela de lucro líquido distribuída aos acionistas. A companhia deve distribuir, no mínimo, 25% de seu lucro líquido ajustado.

Lucrou? Ela tem que distribuir. Se você estiver com papéis de uma empresa quando essa fizer a distibuição de dividendos receberá proporcionalmente à quantidade de ações que possui.

Se ela levou prejuízo, não se preocupe, você não vai precisar ajudar a pagar a conta. Mas muito provavelmente você pode já ter feito isso, já que o preço de suas ações devem ter caído.

Aprenda o que são dividendos na bolsa de valores

Aprenda a investir na bolsa de valores:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que são dividendos

19 comentários em “O que são dividendos”

  1. Gostaria de deixar um comentário, tenho medo a respeito de algumas corretoras de valores caso elasfraudem os lançamentos e as pontuações nos indices domercado financeiros. Temos exemplos:Banco opportunity,Banco Santos eo investidor Naghi Nahas.Eles simplesmente cometeram fraudes e enganaram aos que investiram e compraram ações de empresas falidas. Tenho como evitar essas tais circunstâncias?

  2. Marcelo,

    existem alguns dispositivos de segurança externos às corretoras que supostamente protegem os investidores. O melhor que você pode fazer é sempre procurar investir através de corretoras cadastradas no site da Bovespa – em tese não há outra maneira. E, de resto, esse tipo de fraude não prejudica apenas os investidores, mas todos os cidadãos. Na verdade, essa é uma pergunta mais complexa do que você imagina. Mas se você quer saber se esse tipo de acontecimento torna o ato de investir inseguro minha resposta é: deixe de investir por outro motivo, não por esse.

    Abraços.

  3. Ola Alessandro, sempre que possivel leio este site pois aqui existe muitas informações importantes para investidores novatos. Fiquei muito curioso com esses negocio de dividendos e queria te perguntar o seguinte:
    Tenho petr4 e queria saber se a petrobras paga dividendos e se sim como é feito esse pagamento (é feito atraves de ações?)? Obrigado e parabens pelo site!

  4. Carlos,

    os dividendos são pagos na conta de sua corretora.

    Abraços do Alessandro.

  5. Carlos

    Tenho uma dúvida sobre dividendos, por favor me ajude, se eu compro 1000 ações a 10 reais cada, no próximo ano quando a empresa for pagar os dividendos aos acionistas paga 1 real por ação e tive um lucro de 20% com a ação, ou seja, agora tenho 1000 ações valendo 12 reais cada, no dia “ex” a ação vai para 11 reais pela correção referente ao dividendo e não vale mais 12, minha pergunta é, qual a diferença em eu vender a ação a 12 reais no dia “com” e vender a mesma ação a 11 (recebendo os dividendos) no dia “ex”? qual a vantagem dos dividendos? não estou entendendo esta lógica.

    Grande abraço
    Marcelo Bruno

  6. Eu comprei ações da Petr4 em julho deste ano. Gostaria de saber quando eles distribuem os dividendos (dezembro???) e se eu não tiver ainda 1 ano de ações se eles pagam proporcionalmente ou integralmente.

  7. Raquel,

    eles distribuem os dividendos para quem está com as ações na mão independentemente do tempo… mas desculpe, não tenho certeza de quando a distribuição é feita. Seria uma boa idéia dar uma procurada no site da Bovespa…

    Abraços.

  8. Alessandro Martins,

    não entendi totalmente como funciona os dividendos, então gostaria de saber como ficaria a distribuição de dividendos nesse exemplo:

    A CMIG4 está agendada para aprovar o pagamento de R$ 1,90 por ação em dividendos dia 29/04/2009.
    A data 30/04/2009 já é EX.
    A previsão dos pagamentos é para dia 30/06/2009

    Qual é o período certo para comprar e vender as ações, para poder receber os dividendos?

    Se eu comprar dia 28/04/2009 e vender dia 04/05/2009 eu recebo esses R$ 1,90 por ação (comprada)?

    Ou eu tenho que ficar com as ações em carteira até receber o dinheiro?
    (tipo, comprar dia 28/04/2009 e vender só dia 01/07/2009?)

    Agradeço desde já.
    PJ

  9. Só para completar com mais uma pergunta naquele mesmo exemplo:

    Se eu comprar as ações no dia da “aprovação do pagamento” (29/04/2009) e vender no dia “EX” (30/04/2009), eu já recebi os dividendos?

  10. oi eu gostaria de esclarecer uma duvida meu pai é falecido a 24 anos e descobrimos que ele possuia algumas açoes de um banco fomos até lá verificar e fomos informados que a forma de calculo mudou dos anos pra cá e que só teriamos direito a 600 reais gostaria de saber se não era para ter dividendos dessas ações depositadas em algum lugar nesse anos todos ou se era pra ter sido revertido em mais ações … então não era pra ter somente 600 reais não é mesmo já que é o terceiro banco mais rico do pais.

  11. tem alguém que pode me informar quanto (%) a petr4 pagou de dividendos no ano pasado?
    Pbrigado

  12. A pergunta é a seguinte.
    Ex: Entro vendido RDCD3 por 30,00 * 300 = 9000,00
    A RDCD3 paga dividendos de 1,05 * 300 = 315,00
    No dia ex a ação cai para 28,95 e consigo compra-la. Não seria melhor eu venda-la no dia e recompra-la no dia ex embolsando logo o lucro, sem depender do tempo para a empresa creditar na minha conta. Por ex a Coce5 so paga os dividendos no ultimo dia do ano.
    Como funciona isso?

  13. Bom dia, a minha pergunta é:
    Oque aconteçe com a empresa se ela não pagar os dividendos de uma ação preferencial? Aguardo e obrigada.

  14. Gostaria de saber , quem aplica em fundos de açoes tambem tem direito a receber dividendos e como e feito o pagamento

    Abraços e obriagado

  15. qual a vantagem em investir na bolça de valores e investir na poupança,CONTA CORRENTE ?NAO ENTENDO COMO TRABALHAR COM OS DIVIDENDOS ? ABRAÇOS:VILMAR

Deixe um comentário