Eu não moro no Brasil. Como faço para investir na Bovespa?

Uma das perguntas que mais têm chegado por aqui é sobre como investir na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) quando não se é residente no Brasil.

Creio que isso é sintomático uma vez que muitas pessoas deixam o país, conseguem fazer alguma economia e querem garantir um volume maior de renda para quando voltarem ou para aqueles seus parentes que ficaram por aqui.

Demorei a encontrar uma resposta. Não por falta de ter a quem perguntar, mas porque sei que o site da Bovespa é bem completo e quis procurar por mim mesmo. O problema é que algumas coisas são difíceis de encontrar por lá.

Existe um documento em PDF com todas as regras para aqueles que moram no exterior e querem investir na Bovespa.

Basicamente é o seguinte:

  • Os investidores não residentes podem investir nos mesmos produtos disponíveis para os aplicadores locais. Podem aplicar, também, em fundos de investimento regulamentados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), sendo livre o trânsito de investimentos em renda variável para a renda fixa e vice-versa, respeitadas as diferenças de tratamento tributário;
  • Podem investir no Brasil investidores institucionais e individuais;
  • O investidor não residente precisa nomear um representante, que ficará responsável pela prestação de informações e registros junto ao Banco Central e à CVM;
  • Os ativos financeiros e valores mobiliários negociados, bem como as demais modalidades de aplicações, devem estar registrados, custodiados ou mantidos em contas de depósito em instituição autorizada para este fim, ou ainda em sistemas de registro, liquidação e custódia, reconhecidos ou autorizados pela CVM ou Banco Central.

Na dúvida, troque informações com as corretoras listadas na Bovespa. Até mesmo por email, se não quiser fazer ligações internacionais. Tenho certeza de que todas estão interessadas em todo e qualquer dinheiro vindo do exterior e o mercado de brasileiros lá fora mandando grana para cá, sabe-se, não é desprezível. Além disso, essas empresas estão cada vez mais se especializando em investidores de menor porte.

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Eu não moro no Brasil. Como faço para investir na Bovespa?

9 comentários em “Eu não moro no Brasil. Como faço para investir na Bovespa?”

  1. Interessante o tópico, mas gotaria de inverter a pergunta: “Moro no Brasil, Como faço para investir numa bolsa do exterior?” … Uma vez que recebemos muitas informações de empresas, principalmente dos Estados Unidos, como Microsoft tentando comprar o Yahoo, HP comprando EDS, etc, muitas pessoa podem se sentir atraídas em investir nessas empresas, listadas na NASDAQ ou DJ. Portanto se alguém souber como é possível investir em outros mercados, por favor poste algum material aqui!

    Grato,
    Renato

  2. holla
    obrigada pela resposta, gostei do seu atendimento.
    mais esqueci de relatar sobre outra duvida. é que gostaria de ter uma ideia sobre o juro do investimento em uma aplicaçao. eu aplicando por exemplo um saldo inicial de 1500 reais e uma aplicaçao mensal de 500 reais, dentro de 6 meses qual o valor que teria. pode ser um preço por baixo, o que quero é ter pelo menos uma noçao. pois de inico quero tirar minhas duvidas pra só depois aplicar. obrigada

  3. Susy,

    renda variável é renda variável. Não há como prever. Bolsa de Valores não é como poupança ou outros investimentos de renda fixa. Você precisará entender um pouco mais do assunto, ok? Sugiro que leia o artigo em destaque na página inicial.

    Abraços!

  4. Ola,

    Estou procurando alguma corretora que aceite transferencia direto do exterior, isto eh, sem precisar ter uma conta no Brasil, pois sou nao residente.
    Alguem tem alguma dica?

  5. Boa tarde, voçe quer investir em uma empresa privada? caso queira estou aprocura de um investidor para soçio em um hotel que estou construindo no nordeste.

    abraço

  6. Alguém já tem alguma corretora que é custodiante de NAO RESIDENTE? Até agora nao encontrei.

Deixe um comentário