O que são ações “blue chips”

As ações blue chips, ou de primeira linha, são aquelas de empresas de grande porte, de alcance nacional e internacional e de comprovada lucratividade, principalmente a longo prazo. Um bom exemplo desse tipo de ações são as queridinhas dos iniciantes, VALE5 e PETR4.

Por característica, as blue chips têm grande liquidez – com muitos negócios feitos diariamente – e bastante procura pelos investidores. A lista de empresas com ações blue chips não é oficial e muda de período para período. Mas há aquelas que são sempre listadas entra ano e sai ano.

As ações ainda podem ser divididas em

  • de segunda linha – são ações um pouco menos líquidas, de empresas de boa qualidade, em geral de grande e médio portes;
  • de terceira linha – são ações com pouca liquidez, em geral de companhias de médio e pequeno portes (porém, não necessariamente de menor qualidade), cuja negociação caracteriza-se pela descontinuidade, isto é, pode acontecer de haver períodos em que essas ações não são negociadas.

Com as ações de segunda e terceira linha, as possibilidades de ganho rápido aumenta, mas os riscos de perda também.

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que são ações “blue chips”

13 comentários em “O que são ações “blue chips””

  1. Um pouco de cultura inútil: foi por causa do termo blue chips que a IBM ganhou a alcunha de “Big Blue”. Uma bricadeira por ela ser uma das blue chips da NYSE, pelo seu logo azul e finalmente e mais importante os grandes lucros que gerou para seus acionistas em algumas épocas :)

    Abraços!

  2. Talvez por que geeks não gostem de investir na bolsa… eles não conhecem o termo :-)

    Abraços do Ale, Manoel!

  3. Bem explicado, Renato… só nos resta saber se a IBM é a big blue por conta disso ou se é, de fato, lenda… abraços!

  4. Olá!!! Alguma dica de consultor ou empresa que acessora iniciantes neste estilo de investimento?

Deixe um comentário